Casa Hélio Olga Jr (ITA Construtora)
SÃO PAULO, RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR, MADEIRA NATIVA
  • Arquiteto: Marcos Acayaba
  • Área: 220m²
  • Ano: 1990

Com quatro pavimentos, implantada em terreno de alta declividade, possui estrutura composta por treliças, em módulos de 3,30m x 3,30m, sendo a principal com balanços de 6,60m. Tem apenas seis pontos de apoio, o que reduz a interferência no terreno. Em 2000 foi anexado um pavilhão que segue o mesmo sistema estrutural, apoiado em dois pilares e ancorado em muro de arrimo.

Por  ITA Construtora

CENTRO DE EVENTOS IPORANGA (ITA Construtora)
GUARUJÁ, CONDOMÍNIO RESIDENCIAL, ESPORTES E LAZER,MLC DE EUCALIPTO

 

  • Arquiteto: Mauro Munhoz Arquitetura
  • Área: 800m²
  • Ano: 2011

O pavilhão é um espaço de convivência onde são realizadas as festividades dos moradores do condomínio. Sem obstáculos visuais, a grande cobertura de madeira funciona como uma praça coberta, que favorece a socialização desse grupo. A madeira laminada colada oferece maior plasticidade ao desenho, pois permite executar vigas curvas e vencer vãos maiores. Apoiada sobre pilares em V e vigas curvas, a cobertura em dois planos possui um vão que favorece a ventilação cruzada.

RESIDÊNCIA EM GUAECÁ (ITA Construtora)
SÃO SEBASTIÃO, RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR, MADEIRA NATIVA
  • Arquiteto: AMZ Arquitetos
  • Área: 380m²
  • Ano: 2011

A casa se situa no litoral norte de São Paulo, em um condomínio que possui largas ruas gramadas ligando os lotes à praia. A estrutura da casa é toda em madeira pré-fabricada, a modulação da estrutura determina os ambientes e se reflete na fachada, composta de painéis de alvenaria, vidro e venezianas de madeira basculantes.

RESIDÊNCIA JZT (ITA Construtora)

CAMAÇARI, RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR, MADEIRA NATIVA

Arquiteto: Bernardes + Jacobsen Arquitetura
Área: 1300m²
Ano: 2006

Localizada onde se erguia uma duna que bloqueava a vista para o mar, a casa possui diferentes níveis que se articulam em dois blocos. O bloco principal consiste num grande espaço que organiza a circulação e se aproveita da ventilação cruzada fazendo frente para o mar. O outro utiliza a diferença das cotas de nível e conta com uma base de pilotis que permitiu a criação de uma área de garagem abaixo dos dormitórios.

RESIDÊNCIA JCA (ITA Construtora)

TRANCOSO, RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR, MLC DE EUCALIPTO

Arquiteto: Bernardes Arquitetura
Área: 683m²
Ano: 2011

Residência localizada no sul da Bahia, possui uma grande cobertura sobre a área social e dos dormitórios junto a dois pergolados adjacentes ao volume principal. Foi posteriormente incorporada uma nova cobertura ao lado piscina.

RESIDÊNCIA EMBAÚBA (ITA Construtora)

ILHABELA, RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR, MADEIRA NATIVA

Arquiteto: Flavia Cancian Arquitetura
Área: 450m²
Ano: 2009

Situada em um terreno de alta declividade, esta residência na costa Norte de São Paulo parte de um embasamento de concreto que nivela a casa no terreno. Sobre esta base de concreto que caracteriza o pavimento térreo, foi ancorada a estrutura de madeira que define o segundo pavimento e a cobertura da residência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *